Dicas - O que fazer em Cuiabá


Chapada dos Guimarães

Cuiabá faz divisa com Chapada dos Guimarães e suas belas cachoeiras - um passeio imperdível. Que, aliás, pode ser esticado à parte Norte do Pantanal e, também, à rica fauna e flora.

Alguns pontos turísticos

Portão do Inferno – Fica ao lado da rodovia. É uma vista natural, com um imenso fosso profundo. É o início da serra com seus paredões de arenito e formações rochosas.

Para quem deseja conhecer as principais cachoeiras do Parque, existe o passeio Caminho das águas. São 4 km de percurso. Dentre as principais cachoeiras, a mais famosa é a Véu de Noiva, com 86 metros de queda. Depois dela, são sete cachoeiras do Rio Sete de Setembro, entre elas a Independência, do Pulo, Cachoeirinha (que possui banheiros e restaurantes) e Salto das Andorinhas.

Além do caminho das águas, existe o Caminho das pedras que são 8 km de caminhada por um dos principais sítios arqueológicos da Chapada. Entre as atrações estão à Casa de Pedra, Jacaré de Pedra, Pedra Furada, Cogumelo de Pedra e Mesa do Sacrifício.


Parque Mãe Bonifácia

O nome do parque é uma homenagem a uma curandeira conhecida por Mãe Bonifácia - escrava refugida. Além de curandeira, a Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitaba por quilombolas). 

Ao longo da trilha os turistas podem observar vegetação típica do cerrado, especialmente por volta de Agosto (época de florada). Os turistas podem ver ao longo da trilha, animais tícos desta vegetação, como o sagui e outros pequenos primatas.

É um parque urbano, inaugurado em dezembro de 2000. O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.

Fica localizado na avenida Miguel Sutil - a 10 minutos do centro de Cuiabá. E possui uma área de 77 hectares. Funciona todos os dias das 06h00 às 18h00.


Ginásio Aecim Tocantins

Inaugurado em Maio de 2007, o Ginásio Aecim Tocantins possui capacidade para 11 mil pessoas. Pertence ao complexo esportivo do Estádio José Fragelli que será sede da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Além de grande capacidade, o Ginásio possui refeitório para 132 pessoas, auditório com 70 lugares, 11 cabines de imprensa, salas administrativas, tribuna de honra, alojamento para atletas e funcionários com 220 leitos.

A quadra está apta para receber jogos de futsal, voleibol, basquete, handebol, podendo também ser utilizada para eventos culturais como espetáculos de dança, teatro.

Foi sede da Copa América de Voleibol de 2008 e sediou também a Copa América de Basquete Feminino de 2009. 





Sansaed 2012 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Gestão Ativa Soluções em internet