Cuiabá, capital do Pantanal

Cuiabá foi fundada de forma oficial no dia 08 de Abril de 1719, quando Pascoal Moreira Cabral assinou a ata de fundação. O evento aconteceu no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Este ato foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.

Em 1726, Rodrigo César de Menezes, governador da Capitania de São Paulo chegou como representante do Reino de Portugal e, no ano seguinte, Cuiabá foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Apenas um século depois, em 17 de setembro de 1818, Cuiabá foi alçada à condição de cidade. E no dia 28 de agosto de 1835 tornou-se a capital da então província de Mato Grosso.

A origem do nome
Uma das várias versões para a origem do nome diz que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da IKUIA” (ikuia: flecha-arpão para pescar, pá: lugar), o nome remete a um local onde os índios bororos costumavam caçar e pescar.

Outra explicação é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (Rio de lontra brilhante). Uma terceira possibilidade diz que a origem do nome veio do fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilhas”.

Atualmente
Cuiabá fica a 69 km de distância da Chapada dos Guimarães e é o caminho para desfrutar da beleza deste lugar. Mas o agronegócio, ainda é o motivo para atrair turistas à capital de Mato Grosso. É um lugar com temperatura média de 38ºC o ano todo. Cuiabá é a porta de entrada para os principais pontos fortes da natureza do nosso país: o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado. 
A maior atração de Cuiabá é a união harmoniosa que existe entre a área urbana e a vida selvagem. A Reserva Ecológica de Chapada dos Guimarães, que faz divisa com a capital, acaba sendo o destino de quem passa pela cidade, sem falar do mítico Pantanal, logo ao sul. Enquanto isso, a metrópole cresce. Em meio a prédios altos e modernos, encontram-se igrejas e casas antigas, tombadas pelo patrimônio da cidade, revelando a idade e a história de Cuiabá.


Acontece em Cuiabá






Sansaed 2012 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Gestão Ativa Soluções em internet